domingo, 13 de janeiro de 2013

A JOVEM: ARENA DO SAMBA



Por: Claudio Fernando Ramos – Natal-RN, 13/01/2013. Cacau “:¬)


Sonhar só é utopia na vida dos acomodados. Cacau ":¬)


Sonhar só é utopia na perspectiva dos acomodados! Cacau “:¬)

Eu desconheço qualquer lugar em que já tenha estado nessa cidade, onde a consideração, o respeito e a admiração para com a minha pessoa, tenha chegado a níveis tão elevados! Exatamente por essa razão, esse pequeno artigo terá, necessariamente, uma vertente passional. Falando francamente, não vejo como pode ser diferente.
Desde o início dos trabalhos, ainda no antigo Terreirão do Samba, quando o espaço era exíguo, o chão de terra batida, banheiros sofríveis e um calor infernal; eu, e mais um montão de gente boa e bamba, marcávamos presença mensal no único (na época) espaço nascido sob a proposta de servir e fomentar, de forma exclusiva, o samba/pagode em nosso município. Isso  deu-se no tempo em que samba e pagode ainda não era moda.
Hoje, o nosso antigo e conhecido Terreirão do Samba está em plena adolescência (doze anos, se não me engano). As limitações do passado ficaram no pretérito: um novo momento, uma nova fase, um promissor horizonte descortina-se para além do presente.
Novos tempos requerem nova mentalidade!
Seguindo essa diretriz: o Terreirão acaba por tornar-se uma Arena; corroborando à máxima de que os sonhos devem guiar às transformações; ou seja, grandes transformações devem ser sempre capitaneadas por significativos sonhos. Sonhar só é utopia na vida dos acomodados! Todavia, o que nunca deve ser perdido ou simplesmente esquecido, são os princípios elementares para uma boa existência; e, nesse particular, a jovem Arena do Samba possui, no mínimo, dois: 1 – manutenção do samba de raiz, é verdade que em alguns momentos o samba teve que conviver com a diminuição de seu espaço, mas, ele nunca foi de todo abandonado (estou na torcida para que em 2013 haja mais samba de raiz);  2 - ser simples sem ser simplório; o sucesso de um projeto não deve implicar no enfraquecimento do caráter de seus promotores. Como sabemos, no mundo do samba/pagode há inúmeros casos que nos serve de exemplos, pessoas que ao possuírem uma pequena notoriedade (promovendo, tocando, administrando), transformam-se nos senhores “não reconheço mais ninguém”.
Mantida essas duas qualidades, inerentes ao antigo Terreirão do Samba, a jovem Arena do Samba tem tudo para consolidar-se como a melhor casa do samba/pagode de Natal. Acreditar nisso, não é uma questão de fé, mas uma questão de dedicação/força/competência, isso nossa amiga Tânia Pessoa Maria tem de sobra! Há alguém que disso duvide? Eu não! Cacau “:¬)

Nenhum comentário: