domingo, 7 de abril de 2013

O BOM SENSO ADVERTE: TOMEM CUIDADO COM AS VANS DO SAMBA EM NATAL!



Por: Claudio Fernando Ramos, 07/04/2013. Cacau “:¬)

 
Os últimos acontecimentos envolvendo a vulnerabilidade e a violência no setor de transporte alternativo em minha cidade natal, levou a Embaixada da França no Brasil, a recomendar aos franceses de férias ou residente, a evitarem andarem nas vans da cidade do Rio de Janeiro. Aproveitando a ênfase dada a esse determinado segmento do transporte carioca, eu que vivo, não em minha cidade natal, mas na cidade do Natal, quero fazer uma advertência semelhante (guardada as devidas proporções é claro) aos moradores e visitantes dessa singular cidade: tomem cuidado com as vans do samba!


Em Natal, a maioria das bandas tem samba no nome, fazem suas propagandas para os shows falando sobre samba; mas, que fique bem claro, não tocam samba.

Os argumentos utilizados para essa famigerada falta de identidade são os mesmos de sempre: o povo pede; não há público para samba; muitos sambistas do Rio também tocam de tudo; se não fizermos assim não haverá contratos, etc., etc., etc. Eu quase chego a pensar da seguinte forma: a banda (van) é boa, que não presta é o povo (passageiro).


Eu, cada vez mais desprezado por eles (muitos são os se queixam, poucos os que se manifestam), sei que o motivo principal é outro: mulher. É quase insuportável para esses “sambistas de ocasião” ver as jovens mulheres com suas roupas curtas, olhares de “ressaca”, e disponibilidade sem limites (fomentada por carências sem fim), fazerem seus pedidos musicais (todos midiáticos) e não serem atendidas. Enquanto os amantes da boa música sempre gritam: toca Raul aí! Os amantes das músicas frívolas gritam: toca Pimpolho aí! 


A minha grande questão com os “falsos sambistas” da cidade do Natal, diferentemente do que muitos pensam, não é para que parem de tocar de tudo, quem sou eu para determinar a grade musical dessa ou daquela banda; mas, sim, que assumam que tocam de tudo, ou seja, não façam propaganda enganosa. Se assim procederem estarão dando aos que pagam ingresso o direito de saber com antecedência o que vão ou não ouvir. Se tocassem só o pagode, ao menos seria suportável.

No Rio de Janeiro, a prefeitura, por conta dos eventos ocorridos, passou a fazer o seu dever de casa, ou seja, fiscalizar, multar e retirar de circulação as falsas vans. Pena que em Natal não haja possibilidade disso acontecer com as “vans do samba”. Assim sendo, vamos continuar pagando por lebre, comendo gato e, o que é pior, tendo que agradecer por isso; já que por aqui, a pior das criaturas é sempre aquela que tem o caráter de olhar para o outro e dizer o que pensa! Para muitos, o melhor é sempre falar pelas costas! Cacau “:¬)  


Nenhum comentário: