segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O DIA ESTADUAL DO SAMBA (Homenagem aos sambista do Aquivo Vivo)


Por: Claudio Fernando Ramos, Natal-RN 15/08/2011
Ary Barroso compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana. Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor. A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.

Em nosso Estado é curioso ver, principalmente na mídia potiguar, o que ocorre nesse dia. Alguns pagodeiros (que ao longo do ano tocam de tudo menos samba), aparecem em horário nobre do jornal local ensaiando acordes e tons do velho (jamais ultrapassado) e bom samba. Quando a humildade permite, o que é extremamente raro, eles (os pagodeiros convidados) até fazem um único e razoável show em homenagem ao aniversariante (o samba). Depois disso nada mais resta que mereça nota, nem a imprensa, nem os pagodeiros convidados prestam mais homenagem ao samba, a não ser quando isso se tornar novamente conveniente.

Hoje, dia 15 de agosto, o samba ganhou uma “nova” data. Mesmo sem a força institucional que teve o vereador baiano na promulgação da lei, o grupo Arquivo Vivo vem ao longo não só de um, mas dos outros 364 dias que constituem o nosso calendário gregoriano, homenageando esse verdadeiro patrimônio não material do nosso povo, o samba. Por conta disso não julgo ser exagero ou qualquer outra forma de ufanismo, associar a história do samba com a história do próprio Arquivo; afinal, eles nasceram em pleno Buraco da Catita (hoje um reduto considerável de boa música na Ribeira), do samba e para o samba.

O samba já foi negro, semi-alfabetizado, dos guetos, dos malandros... Hoje é plural, é intelectual sem ser esnobe, é antigo sem ser vencido, é moderno sem ser frívolo, tem muitas faces sem, contudo, perder a identidade... Hoje é o terceiro aniversário do Arquivo Vivo, hoje é o dia em que, por mérito, o Rio Grande do Norte deveria comemorar o dia Estadual do samba.

Nenhum comentário: